Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul elege nova Diretoria



Em reunião plenária realizada nesta segunda-feira, dia 08, os membros do Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul, através de votação, decidiram pela reeleição de sua Diretoria Colegiada, apresentando alteração apenas na ocupação dos cargos de vice-presidente e secretário-executivo.

A nova gestão 2019-2021 continua com José Arimathéa Oliveira (IFRJ-Pinheiral) como diretor- presidente, Vera Lúcia Teixeira (ONG O Nosso Vale! A Nossa Vida.), antes diretora secretária- executiva, agora passa a exercer o cargo de diretora vice-presidente, Flávia Cristina de Almeida Cordovil Pires (INB), antes diretora vice-presidente, agora é diretora secretária-executiva. Foi decidida ainda a manutenção de Daniela Vidal Vasconcelos (INEA), Edna Andrade De Azevedo (Prefeitura de Quatis) e Márcia Cinira Neves (SAAE – Volta Redonda) nos cargos de diretoras-administrativas.

O Diretório Colegiado dirige administrativamente o Comitê e é composto por 2 representantes dos Usuários de Água, 2 representantes da Sociedade Civil e 2 representantes do Poder Público. O diretor-presidente, José Arimathéa Oliveira (IFRJ), destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos, especialmente nesta fase já que ele atualmente é o coordenador do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o que contribui para dar ainda mais visibilidade aos trabalhos do Comitê Médio Paraíba do Sul e ao sul do Estado. "A secretaria do Fórum Fluminense funciona em nosso Comitê e está organizando o Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB) que será realizado este ano em Teresópolis/RJ dos dias 10 a 12 de junho. Estamos trabalhando uma parceria com o município de Itatiaia para que a próxima edição do ECOB seja em Penedo". José Arimathéa Oliveira finalizou seu discurso de posse destacando ainda os desafios que a gestão tem enfrentado por estar cada vez mais presente em discussões políticas e agradeceu a confiança que os membros têm depositado na diretoria.

A Plenária elegeu também os nove membros da Câmara Técnica Permanente de Instrumentos de Gestão e Legal responsável pelo assessoramento do Plenário e do Diretório Colegiado. Representando o Poder Público foram eleitos Ana Raquel da Cunha Ferreira (P.M. Barra do Piraí), Guilherme Silva Guedes (P.M. Rio das Flores) e Danilo Alves Pereira (P.M. Vassouras). Representando os Usuários de Água, Antônio Carlos Simões (CSN), Maria Elizabete Costa (CEDAE) e Izabela Iacillo (SAAE-Barra Mansa). Por fim, representando a Sociedade Civil, foram eleitos André Luiz Moreira (UBM), Carin von Mühlen (UERJ) e Dulcinea Peixoto Nelson (OAB - Barra Mansa).

Os membros elegeram ainda a nova composição do Grupo de Trabalho de Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. Pelo Poder Público estão Ana Raquel da Cunha Ferreira (P.M. Barra do Piraí) e Guilherme Silva Guedes (P.M. Rio das Flores), pelos Usuários de Água estão Flávia Cristina de Almeida Cordovil Pires (INB) e Márcia Cinira Neves (SAAE Volta Redonda) e pela Sociedade Civil, Vera Lúcia Teixeira (O Nosso Vale! A Nossa Vida.) e Markus S. W. Budzynkz (ADEFIMPA-RJ). São, entre outras, as atribuições do Grupo de Trabalho: avaliar procedimentos, mecanismos e critérios gerais para a cobrança pelo uso de recursos hídricos nesta Região hidrográfica e avaliar todas as propostas de alteração no mecanismo de cobrança pelo uso dos recursos hídricos, bem como, propor adequações.

Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul
Rua Cincinato Braga, nº 221
Aterrado - Volta Redonda/RJ CEP: 27.213-040
Tel: (24) 3337 5661  - E-mail: cbhmediops@agevap.org.br

Outras Notcias

Mais Notícias »