Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Espaço Cílios do Paraíba é inaugurado em Porto Real



O projeto visa a recuperação da vegetação local com a construção de uma nova área de lazer voltada para a educação ambiental


Recuperar a vegetação local às margens do Rio Paraíba do Sul e disseminar a importância da preservação ambiental em uma área sustentável. Esta é a proposta do Espaço Cílios do Paraíba que acaba de ser inaugurado no município de Porto Real. A iniciativa foi idealizada pelo Comitê de Bacias do Médio Paraíba do Sul e tem o apoio da Prefeitura.

A secretária-executiva do Comitê, Vera Lúcia Teixeira, destacou que o projeto tem como base a educação ambiental para disseminar a importância da preservação da natureza. "É um espaço lúdico, onde as crianças poderão brincar, já que o piso foi desenhado como um jogo de tabuleiro. O objetivo é mostrar à sociedade como as boas práticas podem garantir a preservação ambiental. Tudo de uma forma leve e divertida", explicou Vera.

O espaço, construído ao lado da Mina Dom Pedro II, conta com uma área de lazer de seiscentos e cinquenta metros quadrados e recebeu o plantio de quinhentas mudas de plantas a fim de promover o reflorestamento em uma área equivalente a cinco mil metros quadrados. O projeto prevê ainda um jardim sensorial para promover experiências através do tato e olfato aos deficientes visuais e outros usuários. Serão ainda instalados no local um painel luminoso informando os dados sobre a bacia do Rio Paraíba do Sul e placas educativas.

O município de Porto Real foi contemplado para receber o projeto através de um Edital publicado pelo Comitê em 2016 em que todas as cidades da região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul poderiam participar. Ao Comitê coube o financiamento do projeto, a contratação de empresa especializada para execução, bem como acompanhamento da execução. Já a Prefeitura fica responsável pela manutenção, limpeza, zelar pelas estruturas, aplicar o Plano de Educação Ambiental presente no Projeto, além de disponibilizar rede elétrica e ponto de acesso à internet no ambiente. O próximo a receber o projeto, atendendo aos critérios do Edital, será o município de Pinheiral-RJ.

Outras Notcias

Mais Notícias »