Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Inscrições abertas para IV Simpósio Água Boa que este ano acontece em parceria com evento internacional



O IV Simpósio Água Boa, organizado anualmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), contará este ano com uma importante parceria em sua realização. Sua programação estará inserida no 6º Encontro de Responsáveis Ambientais das Províncias, Estados e Regiões da América Latina e do Caribe, evento internacional já realizado na Colômbia, México e Equador e que este ano acontecerá em Volta Redonda. A parceria também contará com a realização simultânea do "IV Seminário ARIE Floresta da Cicuta", organizado pelo ICMBio.

O objetivo é criar um amplo debate sobre a relação entre florestas, recursos hídricos e as mudanças climáticas.  Os três eventos acontecerão nos dias 12 e 13 de setembro na Universidade Federal Fluminense (UFF - Campus Aterrado) a partir das 8 da manhã nos dois dias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: https://forms.gle/5v32i2mGyASkvxKw7.

O Simpósio Água Boa é promovido pelo Comitê de Bacia do Médio Paraíba do Sul desde 2016. A programação traz palestras de profissionais que atuam na região do Médio Paraíba do Sul e trata sobre o desafio da gestão dos recursos hídricos. O principal objetivo é difundir a discussão sobre a gestão das águas, bem como apresentar o trabalho do Comitê, responsável pela gestão dos corpos hídricos afluentes do Rio Paraíba do Sul em 19 municípios do Sul do Estado: Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda, Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras.
  
Já o Encontro de Responsáveis Ambientais das Províncias, Estados e Regiões da América Latina e do Caribe foi criado a partir de uma reunião que ocorreu em 2014 durante a 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 20) realizada em Lima, no Peru. O evento visa a promover o diálogo para o troca de experiências e políticas implementadas para a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Promovido pelo ICMBio em parceria com outras instituições, o Seminário ARIE Floresta da Cicuta foi idealizado com o objetivo de divulgar e debater as ações promovidas pela gestão desta Unidade de Conservação Federal em parceria com a sociedade civil. A primeira edição deste evento, em 2016, discutiu o tema "Passado, Presente e Futuro - A Floresta Fala", que buscou rememorar a história de criação da Unidade de Conservação até os tempos atuais. A segunda edição, em 2017, abordou o tema "Participação Social na Gestão Ambiental: Experiências e Desafios" e abordou a importância da participação da sociedade na gestão da ARIE Floresta da Cicuta. E a terceira edição, em 2018, debateu o tema "Ampliar para Conservar: PL nº 9.139/2017" onde a sociedade pode se debruçar sobre o conteúdo deste Projeto de Lei e analisar os seus benefícios para uma maior proteção da ARIE Floresta da Cicuta.

Outras Notcias

Mais Notícias »