Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê Médio Paraíba do Sul apresenta palestra para alunos da FAETEC de Barra Mansa



Alunos do curso técnico, além do público em geral, conferiram no último dia 25 uma palestra na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) de Barra Mansa sobre a Gestão de Recursos Hídricos. O conteúdo foi apresentado pelo especialista em Recursos Hídricos do Escritório de Projetos do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH MPS), Leonardo Guedes. A apresentação aconteceu a convite da instituição para o CBH-MPS com o objetivo de explicar a legislação de recursos hídricos, apresentar o que são os comitês de bacia, e o que é o CBH-MPS, detalhando suas ações e projetos.

Para Leonardo Guedes, conhecer o funcionamento do sistema de recursos hídricos é essencial para se alcançar uma gestão cada vez mais participativa. “Levar à população, em especial aos estudantes, o tema gestão de recursos hídricos, é um grande passo para democratizarmos a informação e cada vez mais avançar em uma gestão participativa e eficiente”, ressaltou o especialista.

A apresentação compôs a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 da FAETEC. O tema desse ano foi "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". De acordo com a organização, as atividades foram divididas em dois focos: nos dias 22 e 23 de outubro para o público interno, com palestras temáticas aos alunos e alunas; e nos dias 25 e 26 outubro para o público externo, com exposição de trabalhos, oficinas, rodas de conversa e palestras aos alunos e alunas, familiares e demais visitantes.

Circularam pelo evento, nos seus dois dias de realização, aproximadamente 650 pessoas.
As salas temáticas retrataram em torno de 26 ideias sobre a questão principal. O foco foi o nexo crítico da tríade água-energia-alimentos pois, "em um quadro global de escassez ou de limitada disponibilidade de recursos há uma percepção de que existe uma interdependência entre essas variáveis". Por esse motivo foi adotado como subtema: Criando alternativas ao repensar nossos hábitos.

"A presença do Comitê no evento foi de suma importância para potencialização do debate sobre a situação hídrica da nossa região. Por vezes não nos damos conta de que estamos na "rabeira" do Rio Paraíba do Sul e, portanto, estamos sujeitos a impactos mais fortes se o recurso for mal gerenciado.  A população precisa conhecer a realidade para se posicionar mais adequadamente e a palestra contribuiu para acesso à informações desconhecidas da população, declarou o representante da Supervisão Pedagógica da Faetec Barra Mansa, Rogério de Paiva Lima.

Outras Notcias

Mais Notícias »