Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Relatório inicial do Plano da Bacia do Rio Paraíba do Sul será apresentado em evento



Será apresentada no próximo dia 17, em seminário aberto ao público, a primeira etapa concluída da elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. O evento será das 14h às 17h no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que fica na Rua José Breves, nº 550, Centro, Pinheiral-RJ. A iniciativa visa incentivar a gestão participativa no desenvolvimento do Plano de Bacia da região hidrográfica, além de reforçar a transparência do processo. Trata-se de uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul com apoio técnico e execução da AGEVAP – Agência de Bacia em parceria com a empresa Profill Engenharia e Ambiente S.A., responsável pela elaboração do Plano.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e os Planos de seus Afluentes estão em fase de elaboração com o objetivo de consolidar o planejamento de ações voltadas ao enfrentamento dos principais problemas de qualidade e disponibilidade da água. Neste evento do dia 17, a empresa Profill Engenharia e Ambiente S.A apresentará o primeiro relatório do Plano, contendo Diagnóstico e Prognóstico para a região.

O Diagnóstico aborda informações acerca da situação atual da região hidrográfica, com foco nos recursos hídricos, incluindo aspectos físic Prognóstico traz diferentes cenários futuros de desenvolvimento da região e respectivos balanços hídricos, de forma a subsidiar as discussões sobre as ações necessárias para melhoria da qualidade e para o aumento da quantidade de água.

A empresa Profill Engenharia e Ambiente S.A., foi selecionada através do Ato Convocatório nº 021/2017, e no dia 13 de dezembro iniciou as atividades a serem desenvolvidas em três fases: a complementação e consolidação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS); a elaboração dos Planos Bacia Hidrográfica das Bacias Hidrográficas Afluentes Fluminenses e Mineiras; e a finalização do PIRH-PS após as contribuições coletadas ao longo da elaboração dos Planos dos Afluentes. 

O desenvolvimento do Plano reúne, portanto, esforços de representantes do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e dos comitês estaduais inseridos na bacia do rio Paraíba do Sul: Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Rio Dois Rios, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, do estado do Rio de Janeiro, Preto e Paraibuna, Pomba e Muriaé, do estado de Minas Gerais e Paraíba do Sul, do estado de São Paulo.

Na ocasião será ainda firmado o Acordo de Cooperação Técnica haverá a entre o Comitê e prefeituras da região para dar início aos projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário em Volta Redonda e Itatiaia, e à implantação do Projeto Cílios do Paraíba, em Itatiaia e Quatis.

Sobre o Plano de Bacia
O Plano de Bacia, um dos instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos, é um documento balizador que define ações estratégicas em recursos hídricos de uma determinada região. Este instrumento irá propor ações e metas para minimizar conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água, tendo em vista os múltiplos interesses dos usuários, do poder público e da sociedade civil organizada.

Outras Notcias

Mais Notícias »