Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Encontro de Comitês de Bacias do RJ começa nesta segunda-feira em Teresópolis



Evento gratuito conta com mais de 300 inscritos e acontece até quarta-feira


Começa nesta segunda-feira, dia 10, o VII ECOB, Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro que este ano acontece em Teresópolis. De acordo com Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, órgão responsável pela organização, o ECOB recebeu mais de 300 inscrições. O evento é aberto ao público e segue até o dia 12 reunindo representantes de nove comitês de bacias, que abrangem os 92 municípios fluminenses. O tema escolhido para este ano foi "Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos".

Todas as atividades são gratuitas. Os minicursos e a programação principal serão realizados na Universidade Estácio de Sá que fica na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488 – Várzea. Apenas a Cerimônia de Abertura, marcada para esta segunda-feira, às 19h30, será na unidade do Sesc, localizado na Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea. A programação completa inclui mesas de debates, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras e visitas técnicas a áreas ambientais e empresas de Teresópolis que investem em sustentabilidade.

Cada edição do evento costuma pautar suas discussões em torno de um tema que esteja em alta na região e no Brasil. Este ano, os comitês tratarão sobre o enquadramento dos corpos de água em classes, uma meta de gestão que visa assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas além de diminuir os custos de combate à poluição. Outras informações sobre o VII ECOB podem ser conferidas no site http://forumfluminensecbh.eco.br/site/.

Sobre o Fórum Fluminense
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. São eles: o Comitê de Bacia Baía da Ilha Grande, o Comitê de Bacia Guandu, o Comitê de Bacia Médio Paraíba do Sul, o Comitê de Bacia Piabanha, o Comitê de Bacia Baía de Guanabara, o Comitê de Bacia Lagos São João, o Comitê de Bacia Rio Dois Rios, o Comitê de Bacia Macaé e das Ostras e o Comitê de Bacia Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Criado com a missão de promover a integração e a gestão das águas nestes Comitês, o Fórum Fluminense visa ao fortalecimento dos mesmos como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI. O Fórum também tem a responsabilidade da organização do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas e se fortaleceu a ponto da sua coordenação participar da organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia.

Outras Notcias

Mais Notícias »