Português BR Deutsch English Espanhol
Situação dos Reservatórios

O monitoramento dos reservatórios, como instrumento de gestão dos recursos hídricos, consiste em realizar o acompanhamento dos seus níveis de água e das vazões afluentes e efluentes aos mesmos, servindo de suporte para a tomada de decisões sobre a sua operação, de forma a permitir o uso múltiplo dos recursos hídricos.

Estudos

A AGEVAP realizou estudos que contemplam a Situação e Operação dos Reservatórios da Bacia, disponíveis para consulta nos links abaixo:

Monitoramento ANA e ONS

Inaugurada em 2009, a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) monitora e analisa a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a decisão das autoridades responsáveis pela gestão de eventos hidrológicos críticos no País. Assim, a ANA participa do planejamento e promove ações destinadas à prevenção e redução dos efeitos das secas e inundações no Brasil.

Os boletins da ANA e os relatórios emitidos pelo ONS podem ser acessados em:

Além dos boletins, a ANA criou, em 2013, o Sistema de Acompanhamento dos Reservatórios (SAR) com o intuito de reunir e organizar os dados operativos dos principais reservatórios do Brasil. O sistema consiste em uma plataforma web que permite, de maneira simples, o acompanhamento da operação dos reservatórios.

O Sistema está dividido em 3 módulos:
(i) Sistema Interligado Nacional – SIN;
(ii) Nordeste e Semiárido; e
(iii) Outros Sistemas Hídricos.

O SAR pode ser acessado através do Link: https://www.ana.gov.br/sar/

SIGA CEIVAP

Em 2015, houve a implementação do SIGA CEIVAP - Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. O projeto tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão da Bacia do Rio Paraíba do Sul, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre a Bacia do Rio Paraíba do Sul e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

Um dos resultados desse projeto é o produto Sala de Situação. Nele é possível acompanhar a vazão e nível dos reservatórios e dos 21 pontos de monitoramento da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Estas informações são atualizadas diariamente, de modo automático, na medida em que os dados são publicados pela ANA - Agência Nacional de Águas. Estão disponíveis nesta área, também, os relatórios diários, semanais e mensais dos reservatórios, um link para acessar outros dados de telemetria na página web da ANA - Agência Nacional de Águas, informações de previsão do tempo para cada município da bacia e outros links importantes.

As informações deste produto estão disponíveis em: SIGA-CEIVAP