Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

População participa da elaboração do Plano da Bacia do Médio Paraíba do Sul



Visando incentivar a gestão participativa no desenvolvimento do Plano de Bacia da região hidrográfica, além de reforçar a transparência do processo, ocorreu no último dia 17, em seminário aberto ao público, a apresentação da primeira etapa concluída do Plano de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. O evento aconteceu no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Pinheiral-RJ. Trata-se de uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul com apoio técnico e acompanhamento da AGEVAP – Agência de Bacia e execução pela empresa Profill Engenharia e Ambiente S.A., responsável pela elaboração do Plano.

Durante o seminário o público encontrou espaço para esclarecer dúvidas, expor sua opinião sobre a qualidade e disponibilidade da água em sua região além de apontar sugestões para melhoria dos estudos. A próxima etapa será a apresentação do diagnóstico revisado, em outro seminário previsto para ser realizado em julho, onde serão também discutidas as demandas de ação para o aprimoramento da gestão das águas na região.

O Plano de Recursos Hídricos, ou Plano de Bacia, é um instrumento previsto por lei, sendo fundamental para a identificação dos desafios relacionados à gestão das águas tornando-se, após sua aprovação, o documento norteador das ações do Comitê. Neste evento do dia 17, a empresa Profill Engenharia e Ambiente S.A apresentou o primeiro relatório do Plano, contendo Diagnóstico e Prognóstico para a região.

O Diagnóstico aborda informações acerca da situação atual da região hidrográfica, com foco nos recursos hídricos, incluindo aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos. Já o Prognóstico traz diferentes cenários futuros de desenvolvimento da região e respectivos balanços hídricos, de forma a subsidiar as discussões sobre as ações necessárias para melhoria da qualidade e para o aumento da quantidade de água.

A empresa Profill Engenharia e Ambiente S.A., foi selecionada através do Ato Convocatório nº 021/2017, e no dia 13 de dezembro iniciou as atividades a serem desenvolvidas em três fases: a complementação e consolidação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS); a elaboração dos Planos Bacia Hidrográfica das Bacias Hidrográficas Afluentes Fluminenses e Mineiras; e a finalização do PIRH-PS após as contribuições coletadas ao longo da elaboração dos Planos dos Afluentes.

Outras Notícias

Mais Notícias »