Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê Médio Paraíba do Sul aprova Plano de Bacia



Foi aprovado no dia 24 de março de 2021, oPlano de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) durante a sua 17ª Reunião Extraordinária da Plenária. O Plano de Bacia, um dos instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos, é um documento balizador que define ações estratégicas em recursos hídricos de uma determinada região.

Este plano prevê uma integração ao Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS), portanto a construção dos Planos de Bacia Hidrográfica (dos afluentes fluminenses da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) está sendo realizada de forma concomitante devido à necessidade de integração entre as bacias afluentes e a bacia federal, cujo resultado será́ melhor observado após a conclusão do PIRH-PS.

As ações e programas elaborados no plano terão um prazo de vigência de 15 anos. O próximo passo para tornar este documento vigente é o envio do mesmo para o referendo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI- RJ).

O Plano de Bacia se torna o norteador das decisões do CBH-MPS. A apropriação do mesmo por parte de seus membros e da sociedade em geral deve ser um dos pilares fundamentais para uma boa gestão dos recursos hídricos da Região do Médio Paraíba do Sul. A aprovação do Plano possibilitará a gestão mais efetiva e sustentável dos recursos hídricos da bacia, no que diz respeito à quantidade e à qualidade da água, de modo a possibilitar os usos múltiplos de forma sustentável em benefício das presentes e futuras gerações.

Conheça o Plano acessando: http://cbhmedioparaiba.org.br/resolucoes/cbh-
mps/2021/100.pdf

Outras Notícias

Mais Notícias »