Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Comitê Médio Paraíba do Sul aprova Plano de Bacia



Foi aprovado no dia 24 de março de 2021, o Plano de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) durante a sua 17ª Reunião Extraordinária da Plenária. O Plano de Bacia, um dos instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos, é um documento balizador que define ações estratégicas em recursos hídricos de uma determinada região.

Este plano prevê uma integração ao Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS), portanto a construção dos Planos de Bacia Hidrográfica (dos afluentes fluminenses da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) está sendo realizada de forma concomitante devido à necessidade de integração entre as bacias afluentes e a bacia federal, cujo resultado será́ melhor observado após a conclusão do PIRH-PS.

As ações e programas elaborados no plano terão um prazo de vigência de 15 anos. O próximo passo para tornar este documento vigente é o envio do mesmo para o referendo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI- RJ).

O Plano de Bacia se torna o norteador das decisões do CBH-MPS. A apropriação do mesmo por parte de seus membros e da sociedade em geral deve ser um dos pilares fundamentais para uma boa gestão dos recursos hídricos da Região do Médio Paraíba do Sul. A aprovação do Plano possibilitará a gestão mais efetiva e sustentável dos recursos hídricos da bacia, no que diz respeito à quantidade e à qualidade da água, de modo a possibilitar os usos múltiplos de forma sustentável em benefício das presentes e futuras gerações.

Conheça o Plano acessando: http://cbhmedioparaiba.org.br/resolucoes/cbh-
mps/2021/100.pdf

Outras Notcias

Mais Notícias »