Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Crise hídrica: Comitê investe em Monitoramento dos Rios na região



16-07-2021

Com a crise hídrica ocorrida em 2014/2015 houve a redução da vazão dos rios, o que compromete a quantidade e a qualidade da água distribuída para a população. Especialistas afirmam que estamos prestes a viver uma nova crise hídrica no país.

Diante desta realidade, o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) priorizou em suas ações a aquisição de um equipamento específico, uma sonda, para a realização de um monitoramento das águas do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes em toda sua área de atuação.

As práticas relacionadas ao monitoramento de qualidade de água incluem a coleta de dados e de amostras de água em locais específicos, feita em intervalos regulares de tempo, de modo a gerar informações que possam ser utilizadas para permitir uma avaliação adequada da qualidade da água.

O projeto de monitoramento das águas do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes desenvolvido pelo CBH-MPS está dividido em três fases:

Primeira fase: Diagnóstico Rápido – Aquisição de Sonda Móvel para a realização de campanhas de amostragem em pontos definidos pelo Comitê Médio Paraíba do Sul com objetivo quali-quantitativo.

Segunda fase: Diagnóstico Completo para enquadramento – Com base nas campanhas iniciais do diagnóstico serão realizadas análises completas de amostras com vistas ao enquadramento de trechos de cursos hídricos estaduais com objetivo quali quantitativo.

Nesta fase deverá ser desenvolvido ainda, o Plano de monitoramento da RH III – Médio Paraíba do Sul.

Terceira fase: Monitoramento Contínuo – Com posse da sonda e Plano de Monitoramento o Comitê visa a aquisição de infraestrutura para montagem de laboratório móvel de análises para enriquecimento das bases de dados quali quantitativos da região.

Para a viabilização dos trabalhos, foi realizada em março deste ano a aquisição de uma sonda que será utilizada para o diagnóstico dos rios. O próximo passo é a capacitação das pessoas que farão o manuseio e a calibração desta nova ferramenta.

Para coordenar as ações do projeto, foi criado no Comitê o Grupo de Trabalho (GT) Monitoramento. De acordo com o GT, no momento está sendo realizada a compra dos insumos necessários para a capacitação e serão formadas turmas para membros do CBH e técnicos envolvidos.

Outras Notcias

Mais Notícias »