10-08-2021
Porto Real e Quatis logo terão seus próprios projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Em 2019, o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio ParaÃba do Sul (CBH-MPS) tornou público o
Ato Convocatório de Manifestação de Interesse nº 004/2019 para que municÃpios da área de atuação do Comitê, a Região Hidrográfica III, se candidatassem para receber projetos de sistema de esgotamento sanitário, afim de contribuir para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário urbanos. Após avaliação de conformidade com as exigências do Edital e processo de hierarquização, Quatis e Porto Real foram dois dos contemplados. Â
Logo ao final de 2020 foi realizada uma transmissão ao vivo, promovida pelo Comitê, dando transparência ao procedimento de assinatura dos acordos de cooperação técnica entre o CBH-MPS e os municÃpios. Em seguida foi aberto o Ato Convocatório para a contratação da empresa, por meio de licitação, que ficará responsável pela elaboração do projeto em cada municÃpio.
Em julho, o Ato Convocatório nº 07/02021 definiu que a empresa Consducto Engenharia LTDA ficará responsável pelo projeto de Porto Real. Já o Ato Convocatório nº 08/2021 definiu que a empresa Sarsan Engenharia e Saneamento LTDA – ME irá elaborar o projeto de Quatis. Os valores investidos pelo Comitê nessas contratações são de R$ 240 mil em Porto Real e R$ 163 mil, aproximadamente, em Quatis. A previsão é que os projetos tenham inÃcio em setembro deste ano e que sejam concluÃdos e entregues aos municÃpios em janeiro de 2023.
Esgotamento Sanitário (Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento)
Após o consumo em atividades domésticas, a água incorpora impurezas de diversas naturezas, muitas delas nocivas ao ser humano e ao ambiente, caracterizando o que é conhecido como esgoto sanitário.
Um sistema de esgotamento sanitário pode ser entendido como conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços, nesse caso, com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hÃdricos após seu lançamento na natureza.