Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

XI Encontro de Comitês de Bacias do Estado do RJ acontece dos dias 17 a 20 de abril no centro do Rio



O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) tem, entre suas atribuições, realizar o encontro dos comitês de bacias. Este ano, o "XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB/RJ)" será em formato híbrido de 17 a 20 de abril de 2024.

O evento busca reunir os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.

O ECOB-RJ 2024 trará como tema "INTEGRAÇÃO PELAS ÃGUAS: Governança, Planos e Territórios".

A última edição do ECOB aconteceu em Vassouras-RJ, em 2022.
De acordo com a programação, das 9h às 18h acontecerão as oficinas e rodas de conversa, exclusivas para membros de Comitês de Bacias, no prédio da Fundação Getúlio Vargas, campus Centro (Rua da Candelária, 6 - Edifício Octávio Gouvêa de Bulhões - Centro, Rio de Janeiro – RJ). À noite, às 18h, no Museu do Amanhã, haverá o Coquetel de Boas-Vindas e, das 19h às 22h, será

Contrato de Gestão Inea nº 069/2022 abertura oficial do XI ECOB. A programação dos dias 18 e 19 seguirá acontecendo no Museu do Amanhã - situado à Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro – RJ.

No dia 18, quinta-feira, às 8h começará o credenciamento. Em seguida, às 8h20, acontecerá a apresentação dos trabalhos científicos e, às 10h10, a Mesa "Soluções baseadas na natureza". Após o intervalo para almoço/brunch, haverá a Mesa "Articulação entre Gestão Hídrica e Gestão Costeira / Monitoramento", e, após intervalo, haverá, às 15h50, a Mesa "Saneamento – Planos de Governança no território". Na programação do dia 18 consta como último item a apresentação dos trabalhos científicos, às 17h.

No dia 19, a programação seguirá no Museu do Amanhã começando com a Mesa "Os impactos da transposição do Rio Paraíba do Sul no cenário de crise climática", às 8h20. Às 10h, haverá a Mesa “Os impactos do enquadramento e outorga no cenário de crise climática" e, às 11h20, a Mesa "Educação ambiental para a gestão dos recursos hídricos em contexto de crise climática".

Ainda no dia 19, acontecerá a “Retomada da Rede Nacional de Fóruns de
Juventudes Ãgua e Climaâ€e, após o Brunch, marcado para 14h30, haverá a premiação dos trabalhos científicos. O último item da programação está marcado para às 16h20, com a "Leitura e Aprovação da Carta do Rio de Janeiro e Definição do próximo ECOB 2026". No dia 20, sábado, acontecerão as visitas técnicas.

As inscrições para participar presencialmente foram encerradas, porém o público pode conferir o evento pelo YouTube, no canal do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (www.youtube.com/@forumfluminensecbh). O link para se inscrever no evento e acompanhar toda a programação online é https://ecobrj.com.br/inscricao-on-line/. Outras informações no site https://ecobrj.com.br/

Outras Notícias

Mais Notícias »