Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Expedição Nascentes do Paraíba é recebida pelo Comitê Médio Paraíba do Sul



22-03-2022

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) recebeu nos dias 15 e 16 a "Expedição Nascentes do Paraíba: da Foz à Nascente do Rio Paraíba do Sul". A iniciativa consiste numa mobilização dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), em parceria com o Movimento Nascentes do Paraíba, através da realização de uma expedição partindo da foz do Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, até sua nascente originária, em Areias. 

Seguindo com a programação, no dia 15 os participantes inscritos fizeram uma visita ao Sistema Light (Complexo de Lajes e Vigário), em Piraí, na parte da manhã e uma visita ao novo laboratório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Pinheiral. Durante a tarde, ainda em Pinheiral, os participantes puderam conferir uma apresentação sobre os projetos do CBH-MPS, porém o mau tempo provocou o cancelamento da visita do projeto Cílios do Paraíba, desenvolvido pelo Comitê, e da visita ao Parque Fluvial. Os membros do CBH-MPS que participaram neste primeiro dia foram: Vera Lúcia Teixeira, José Arimathéa Oliveira, Markus Stephan Wolfdunkell Budzynkz, Vera de Fátima Martins, Denise Thomé da Silva, Mariana da Costa Brum e Luís Fernando Carvalheira. Além destes, participaram o professor Lázaro Tadeu, coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba e intérprete do personagem Zé do Paraíba.

A programação dia 16 teve como foco principal a visita ao Parque Nacional do Itatiaia e visualização de trecho do rio Campo Belo. Na ocasião, representantes do Comitê Médio Paraíba do Sul apresentaram o projeto de monitoramento das águas do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes desenvolvido pelo CBH-MPS. A iniciativa incluiu a aquisição de uma sonda, equipamento que irá viabilizar a coleta de dados e de amostras de água em locais específicos, a ser feita em intervalos regulares de tempo, de modo a gerar informações que possam ser utilizadas para permitir uma avaliação adequada da qualidade da água.

Estavam presentes na visita ao Parque Nacional: Vera Lúcia Teixeira, José Arimathéa Oliveira, Markus Stephan Wolfdunkell Budzynkz, Vera de Fátima Martins, e Luís Fernando Carvalheira.

No período da tarde houve visita a uma das áreas de restauração florestal do Projeto Rio Sesmaria - PSA Hídrico, implementado pela Crescente Fértil.

Nesta fase inicial da Expedição, foi montada uma programação para acontecer ao longo do mês de março que envolve a realização de diálogos com os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, em que são apresentados por cada comitê temas comuns. As próximas etapas acontecerão no decorrer do ano, finalizando em setembro.

Outras Notcias

Mais Notícias »