Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Municípios do Médio Paraíba do Sul podem adquirir placas de prevenção a queimadas e identificação de rios através de edital



Pesquisa recente do projeto MapBiomas revela que a área queimada no Brasil em 2024 quase dobrou em relação ao ano anterior. Ao todo, foram queimados 90% a mais de hectares em comparação a 2023, resultando na maior extensão dos últimos seis anos. Este cenário pode ser observado inclusive na região do Médio Paraíba do Sul. Diante dos episódios reincidentes e gradativos e o impacto que causam na conservação das florestas e, consequentemente, na produção de água, o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) deliberou recursos para aquisição de placas orientativas para prevenção de queimadas.

Os municípios poderão manifestar interesse em receber estas placas até o dia 14 de fevereiro de 2025, seguindo as regras do Edital(https://www.agevap.org.br/edital-013-2024) publicado pelo CBH-MPS com apoio da AGEVAP – secretaria-executiva. As placas viriam com orientações para prevenção de queimadas, informações sobre a hidrografia dos municípios e de identificação de rios como forma de fornecer de informações úteis à comunidade locais e visitantes. Cada município inscrito poderá receber duas placas com orientações para prevenção de queimadas, duas placas informativas sobre a hidrografia municipal e duas placas de identificação de rios. Totalizando no máximo, seis placas. O formulário de inscrição pode ser acessado diretamente no link: https://forms.gle/nd2iM3QZuDZYBERs8,

Podem participar deste Edital as prefeituras dos municípios que estejam inseridos na Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul, seja integralmente (Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda) ou parcialmente (Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras).

Esta atividade tem como objetivos: incentivar, conscientizar e mobilizar a população na redução das atividades de desmatamento e do uso de práticas de queimada através da instalação de placas informativas, no padrão de trânsito, nas vias rodoviárias, com orientações quanto ao uso de fogo e os riscos dos incêndios e queimadas; e promover à população o reconhecimento do território através do conhecimento da hidrografia do município e a identificação de rios, facilitando a navegação, orientação, monitoramento e gestão e fortalecendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade.

Outras Notcias

Mais Notícias »