Português BR Deutsch English Espanhol
Notcias

III Fórum do Rio Preto discutirá Saneamento, Conservação e Gestão Integrada em Visconde de Mauá no próximo dia 25



Uma das principais atribuições do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) é promover o debate de questões relacionadas aos recursos hídricos de sua área de atuação. Sabendo da importância desta atribuição e dos problemas enfrentados na região de Visconde de Mauá, distrito de Resende-RJ, será realizado no próximo dia 25 o III Fórum do Rio Preto - Saneamento, Conservação e Gestão Integrada. O evento será das 9h às 17h15, na sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada – PEPS, situada na Av. Presidente Wensceslau Braz, s/n, na Vila de Mauá. A organização é do CBH-MPS em parceria com o Coletivo Fórum de Políticas Públicas de Visconde de Mauá. O evento é gratuito, aberto ao público. Para participar, basta se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScA5BABMDD23t6ZV_llOc7kAWnYXVaGl4OACahYESFxo11iJA/viewform.

De acordo com a programação, às 9h15 haverá a abertura com uma apresentação sobre os objetivos do Fórum. Em seguida, haverá uma mesa redonda para discutir
"Possibilidades e perspectivas institucionais para ações integradas na região do alto Rio Preto". Às 11h15, uma nova mesa redonda será formada com o tema "Diálogo e articulação interinstitucional para proteção da integridade ecológica do Rio Preto – Rio Preto Livre". Após intervalo para almoço, às 14h15, haverá uma palestra sobre "Tecnologias sociais de saneamento aplicáveis na região". Já às 14h30 o público poderá conferir as palestras sobre "Arranjos institucionais para gestão e saneamento" e "Impactos ambientais negativos causados ao rio Preto pelo turismo. Em seguida, uma mesa redonda será formada com o tema "Estratégias de integração para o saneamento e a gestão ambiental". Por fim, haverá a apresentação e assinatura da III Carta em Defesa do Rio Preto, partindo para o encerramento do evento.

Já estão confirmados os seguintes palestrantes: MSc. Adriana Galbiati, Drª Letícia Queiroz(Professora PUC/SP – Especialista na estruturação e consultoria de negócios público-privados), CauêBielschowsky (Diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente – INEA), Matheus Cremonese (Diretor Secretário do CEIVAP - Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Dr. Marcelo José Ferreira (Procurador da República MPF/MG), Drª Izabella Brant (Procuradora da República MPF/RJ), Marcus Vinicius Teixeira da Costa (Advogado, Mestre em Geografia), Carlos Dário Moreira (Gestor do Parque Estadual Pedra Selada), Felipe Cruz Mendonça (Gestor do Parque Nacional do Itatiaia), Guilherme Souza (Diretor Técnico do Projeto Piabanha), Annibal Silva (Associação de Moradores e Amigos de Porto das Flores )e Paulo Bidegain (Assessor do Mandato do Deputado Carlos Minc no setor ambiental).

A abertura do evento contará com a participação de Luis Felipe Cesar, presidente do CBH-MPS e de Odilon Barros, coordenador do Coletivo de Políticas Públicas de Visconde de Mauá. Entre os mediadores das mesas, destacam-se os nomes de Claudio Serricchio, ex-secretário do Meio Ambiente de Resende e José Arimathéa Oliveira, membro da diretoria do CBH-MPS e ex-prefeito dePinheiral.

Saiba mais sobre o Fórum do Rio Preto clicando no link https://www.cbhmedioparaiba.org.br/forum-rio-preto.php

A realização do III Fórum do Rio Preto reforça o compromisso do Comitê de Bacias do Médio Paraíba com o rio Preto, que nasce no campo de altitude do Parque Nacional do Itatiaia e aporta significativo volume de água de ótima qualidade ao rio Paraíba.

Sobre o Comitê Médio Paraíba do Sul
Com sede no município de Volta Redonda/RJ, foi instituído no dia 11 de setembro de 2008. É um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRHI, nos termos da Lei Estadual n° 3.239/1999. Tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica III do Estado do Rio de Janeiro.

Sua área de abrangência compreende a região constituída pela bacia do Rio Preto e pelas bacias dos rios afluentes do curso médio superior do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo, integralmente, os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras, situados na região sul fluminense do Estado.

O Comitê possui atribuições consultivas, deliberativas e normativas, em nível regional, e é composto por um plenário com 30 membros titulares, com direito a voz e voto, e suplentes, distribuídos da seguinte maneira: 10 Representantes dos Usuários da Água; 10 Representantes da Sociedade Civil; 10 Representantes do Poder Público (municipal, estadual, federal). Saiba mais no site oficial do CBH-MPS (www.cbhmedioparaiba.org.br).

Outras Notcias

Mais Notícias »